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sexta-feira, 13 de novembro de 2009

CAMÕES

Título:  Releitura de Camões Professora Regente: Elza Rosa

Turma:  M1  Professoras STE: Diana e Mirian

CAMÕES

      Luís Vaz de Camões (1524/25?-1580) é considerado o maior poeta renascentista português e uma das mais expressivas vozes de nossa língua . Sua biografia, permeada de lendas, nunca pôde ser totalmente reconstituída por falta de documentação. Sabemos que o poeta nasceu pobre e morreu quase miserável, solitário e infeliz. Com pouco mais de vinte anos (1549), perdeu o olho direito em Ceuta (Marrocos), onde servia como soldado raso. Regressando a Lisboa, levou vida boêmia e agitada. Uma briga, em que feriu um servidor do paço, foi causa de sua prisão, em 1552, e de seu desterro para o Oriente em 1553. Durante três anos prestou serviço militar na Índia, seguindo depois para Macau. Nadando com apenas um braço, teria salvado o manuscrito de seu poema épico Os Lusíadas. Em 1569 voltou a Lisboa, onde morreu em 10 de junho de 1580. (Disponível: www.portrasdasletras.com.br/)

CAMÕES LÍRICO

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,  
Muda-se o ser, muda-se o modo de viver;
E todo mundo  ainda carente de conviver,
Resultando sempre em novas sociedades

 

Continuamente vemos novidades,
Iguais em tudo na velha esperança;
As mágoas do mal só na lembrança,
O bem sempre há nas disponibilidades

 

A descoberta do bem cobre o desencanto,
Que assim coberto transforma-se em alegria,
E em mim converte o choro em doce canto

 

E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto           maior
Que não se muda já como soia               ostumava

 

                                Marinete Fedrizze

 

 

A lírica amorosa camoniana está    ligada a uma concepção neoplatônica do amor. Isto quer dizer que, para Camões, o Amor (com maiúscula) é um ideal superior, único e perfeito, o Bem supremo pelo qual ansiamo. Mas, seres decaídos e imperfeitos, somos incapazes de atingir esse ideal. Resta-nos a contingência do amor físico (com minúiscula), simples imitação do Amor ideal. A constante tensão entre esses dois pólos gera toda a angústia e insatisfação da alma humana. (Disponível: www.portrasdasletras.com.br/)

. Ficheiro:Luís de Camões por François Gérard.jpg

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,  
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades

 

Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades

 

O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto

 

E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto           maior
Que não se muda já como soia               ostumava

 

                                         Camões

Faça uma releitura do poema de Camões

 

 

 

 

 


Lidia Baís - Artes







Um pouco da artista...

Professora: Regente:  Morgana  Período Vespertino 

Professora:  STE:  Mirian 

DIA BAÍS  

Filha de Bernardo Franco Baís, Lídia destacou-se desde cedo pelo seu temperamento rebelde aos padrões da época. Dizia a seus familiares: "Por minha causa vocês vão ficar na história".

Seus primeiros quadros a óleo foram pintados por volta de 1915. No mundo das cores, telas, tinta e pincéis, encontrou sentido na vida. Mergulhou no sonho para justificar sua liberdade incompreendida.

Na década de 20 estudou pintura no Rio de Janeiro com os professores Henrique Bernadelli e Osvaldo Teixeira. Interessada em aperfeiçoar sua técnica e estilo de pintura, passou a freqüentar também museus, fez contatos com outros artistas, inclusive Ismael Néri, recebeu forte influência do expressionismo e do surrealismo, rompendo com o estilo acadêmico adotado nas fases anteriores.

Levada pela imaginação e inspiração artística, pintou os painéis nas paredes do sobradão que hoje é a Morada dos Baís e abriga o Museu Lídia Baís, sob os olhares complacentes do pai e muitas críticas de pessoas, pela ousadia de suas obras, em face dos preconceitos da época.

Tempos depois, já com outros moradores, essas pinturas no sobrado foram encobertas por tinta a base de cal, sem que se conhecesse o autor desse ato lamentável.

Lídia Baís, artista do nosso tempo, tem uma obra condizente com sua personalidade. Ali se alternam o orgulho e a humildade, o belo e o horrível, o sonho e a realidade. Sua obra tem de ser amada, apreciada, saboreada. Tentar explicá-la é inútil. A própria Lídia tinha horror a quem pedia  explicações de seus quadros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes Pesquisadas: Prefeitura Municipa http://www.carloribas.com.br/adm/fotos/CIMG0676.JPGl de C http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.overmundo.com.br/_overblog/img/1152679699_lidia_bais_autoretrato.jpg&imgrefurl=http://www.overmundo.com.br/overblog/lidia-bais-santa-ou-paga&usg=__-wFZ6UiAbVckxvD0Yjv06CCxFgg=&h=413&w=421&sz=19&hl=pt-BR&start=1&um=1&tbnid=OjjI03O-exD7RM:&tbnh=123&tbnw=125&prev=/images%3Fq%3Dlidia%2Bbais%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26um http://www.portalms.com.br/canais/Museu-Lidia-Bais/Arte-e-Cultura/Para-Visitar/Museus/9/21/42/232.html%3D1ampo Grande

 

 

 


quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Projeto de incentivo a leitura com a utilização de recursos tecnológicos.

O Objetivo deste projeto é trabalhar com atividades que envolvam a linguagem, com a finalidade de despertar o gosto pela leitura utilizando os recursos tecnológicos.
Ler é um processo contínuo de se perceber num mundo biológico e social.
Desenvolver ações na qual o estudante possa pesquisar, interpretar diferentes gêneros textuais, espressar suas opiniões e argumentar, leva-os a se perceber como agentes transformadores da realidade.
Para o desenvolvimento contínuo do pleno domínio da leitura e da escrita, antecede trabalhar o contexto do mundo do aluno e inserir esse contexto no universo escolar.
Este projeto visa também inserir os estudantes ao ambiente tecnológico e interativo em que eles possam utilizar o computador como ferramenta para aquisição de conhecimento.
O projeto de leitura foi elaborado para o ensino fundamental pela professora Lucilene Ledesma de Língua Portuguesa e teve a colaboração da professora Diana Gonda da sala de Tecnologia Educacional.