Páginas

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Revista CEEJA/MS - Prof.ª Ignês de Lamônica Guimarães
Edição nº1-Dezembro/2010
CARTA AO LEITOR

A Revista De Lamônica é produzida no CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Prof.ª Ignês De Lamônica Guimarães em Campo Grande/MS; seus idealizadores são os professores e alunos deste centro educacional, que buscam divulgar e informar os acontecimentos e notícias relacionados à educação.
Nas páginas seguintes, vocês encontrarão algumas matérias selecionadas dentre aquelas que foram postadas, durante este ano, no Blog http://ignesdelamonica.blogspot.com/. Não deixem de nos fazer uma visita.
Por este ser o primeiro número, procuramos mostrar um pouco do CEEJA como a origem de seu nome, algumas especificidades do ensino aqui ministrado e uma parte dos projetos desenvolvidos pelos estudantes.
Para o próximo ano, a idéia é publicar um novo número desta revista, porém com mais matérias e sempre voltadas ao interesses de nossos leitores. Desde já, contamos com sua colaboração.
A todos um feliz natal e até o próximo e feliz ano de 2011.


Revista De Lamônica - 1ª edição – novembro/Ano 2010

Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos / CEEJA/MS Profª Ignês de Lamônica Guimarães

Direção do CEEJA/MS

Wanda Serejo Rodrigues
Elizabeth Tcuco Nacasone

Coordenação Pedagógica

Élide Mari Fernandes
Liana Maria de Paula Eduardo Cabral
Maria Janice Garcia


Elaboração geral

Diana Aparecida Lorenzi de Medeiros Gonda
Lucilene Ledesma da Silva Areco
Rejane Borges Diniz

Revisão

Elizabeth Tcuco Nacasone
Liana Maria de Paula Eduardo Cabral
Maria Janice Garcia

Colaborações textuais

Alaym Tadeu do Nascimento
David Alexandre Camilo
Diana Aparecida Lorenzi de Medeiros Gonda
Elza Rosa da Silva Santos
Izabel Maciel
Lorena Thaís Rivarola
Lucilene Ledesma da Silva Areco
Margareth Onesti Lemos Lopes
Mirian de Souza Gualberto
Rejane Borges Diniz
Ronaldo de Souza Silva
Sonia Aparecida M. Morais
William Veron Garcia
ÍNDICE


2 CARTA AO LEITOR

4 HOMENAGEM MERECIDA
Conheça um pouco da vida da Prof.ª Ignês de Lamônica Guimarães

5 CONHEÇA O CEEJA/MS

6 PROJETOS DESENVOLVIDOS NO CEEJA/MS

8 INFORMAÇÃO E CURIOSIDADE
HOMENAGEM



UMA HOMENAGEM, UMA MESTRA, UM EXEMPLO

O Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Prof.ª Ignês de Lamônica Guimarães, desde o ano de 2006, oferece um projeto diferenciado em educação e formação cultural, tendo como Patrona a Prof.ª Ignês que prestou relevante desenvolvimento do conhecimento em outras fases deste centro de estudos inaugurado em 30 de abril de 1982.
A equipe do Ceeja pretende neste texto homenagear a educadora Prof.ª Ignês, que, ao ministrar aulas com muito carinho e devoção, deixou-nos um legado de comprometimento e um exemplo de amor ao ato de ensinar.
A professora Ignês exerceu sua atividade nas ciências humanas, no então Centro de Estudos Supletivos, criado através do Decreto nº 775 de 08 de dezembro de 1980, localizado à rua Elvira Coelho Machado, nº 544, bairro Miguel Couto.
Buscando um perfil, para que nossos alunos conheçam um pouco da personalidade dessa figura ilustre que nomeia nossa Escola, contamos com informações de antigos colegas que ainda integram o corpo escolar e de sua querida sobrinha Ester Guimarães Ratier Espíndola, que conviveu em seu âmbito familiar com muita alegria e admiração.
Revivemos em Ignês de Lamônica a imagem carismática de uma professora ainda em moldes de trabalho anteriores aos que integramos em nossa realidade.
Iluminada e exercendo sua função puramente “por amor” à educação pois sua condição financeira particular não a obrigava trabalhar meramente por um salário, feliz contribuía para a nossa sociedade com seriedade e desprendimento.
Paralelamente à vida profissional, foi também esposa e mãe de três filhos, conseguindo êxito em tudo o que se propunha, com uma imagem sempre elegante, vaidosa, alegre, amorosa e fraterna.
Em 09 de março de 1987, aos 56 anos e com uma vida de sucesso em todos os sentidos, a Profª Ignês tem sua vida interrompida, e também a do filho, em um ato torpe de vândalos que por certo não haviam vivenciado formação de caráter e exemplos de honestidade.
Em 20 de maio de1987, conforme Decreto nº 4113, a Escola recebe a denominação de: Centro de Estudos Supletivos “Professora Ignês de Lamônica Guimarães.
Fica conosco uma lembrança de sua ilustre presença na nossa comunidade escolar e a sua marca na sociedade campo-grandense. Um exemplo a seguir, novos jovens e adultos que à sua luz recebem da nossa equipe um conhecimento que os levará para novos e desafiadores caminhos.
Elaboração: Prof.ª Izabel Maciel - História
CEEJA ACONTECE


CONHEÇA O CEEJA/MS

CEEJA/MS é um Centro de Educação para Jovens e Adultos onde o aluno que almeja concluir seus estudos tanto do ensino fundamental como do médio encontra um ambiente propício ao estudo. Os requisitos são ser maior de 18 anos de idade e estar disposto a estudar.
O centro é composto por um corpo docente capacitado, que ministra aulas coletivas e individuais. O aluno pode optar por tantas e quantas disciplinas desejar desde que caibam em seu horário, e as inscrições podem ser efetuadas em qualquer época do ano. Para maiores informações acesse o Blog da escola:
http://ignesdelamonica.blogspot.com ou telefone para 3341 44 09.


















NOSSA ESCOLA DE CARA NOVA!

No mês de abril deste ano, recebemos um presente: a visita do nosso Governador para a inauguração da escola. As paredes foram pintadas, os banheiros totalmente restaurados, uma ampla sala de informática foi construída e será ativada até 2011.
A reforma da escola tornou o ambiente mais agradável para todos. É perceptível a sensação de bem estar entre aqueles que frequentam e trabalham neste local.
A dica é: VAMOS CONSERVAR A ESCOLA!


CUIDADO! PARE E OLHE!

Alunos do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Profª. Ignês de Lamônica Guimarães relatam que têm dificuldades para atravessar a rua em frente à escola devido ao grande fluxo de veículos no local. Localizada na rua Elvira Coelho Machado, esquina com a rua Jeribá, onde não há nenhuma faixa de pedestre, a melhor saída é caminhar pela calçada da rua lateral e atravessar em uma faixa de pedestre que se encontra em frente a uma escola de línguas estrangeiras.
Vamos ficar atentos e verificar a possibilidade do Departamento de Trânsito colocar uma faixa de pedestre em frente à escola, facilitando o tráfego dos alunos.
PROJETOS DO CEEJA



PROJETO QUEM CONTA UM CONTO

Dos gêneros textuais em circulação, o conto é um dos mais antigos. Já encantava o homem das cavernas em suas narrativas orais e até hoje prende a atenção dos leitores de livros e da internet, pois evoluiu sem perder suas principais características: ser um texto breve e denso por possuir um único conflito que aparece já nas primeiras linhas do texto.
Por isso, no primeiro semestre deste ano, o conto foi escolhido como um dos projetos a serem desenvolvidos na sala de tecnologia deste centro e resultou num trabalho envolvente para os alunos do ensino médio, do turno matutino e vespertino, que, após lerem e analisarem alguns contos, reconhecendo as marcas específicas do gênero e o estilo do autor, passaram a desenvolver a escrita de seus próprios textos. O trabalho foi feito em grupo para facilitar a troca de experiência e a utilização dos computadores.
Os alunos do matutino trabalharam o conto Despedida de Dalton Trevisan, em que o narrador-personagem se encontra dentro de um trem e, enquanto o Noturno não parte, observa o pai na estação, deixando-nos participar de seus torturantes pensamentos envolvendo o relacionamento dos dois. Os alunos foram desafiados a escrever essa história do ponto de vista do pai que vê o filho partindo.
Já os estudantes do vespertino leram o início do conto Pausa de Moacir Scliar em que o personagem Samuel sai de casa todos os domingos e nem mesmo a esposa sabe aonde ele vai e foram convidados a desvendar o segredo do personagem. Surgiram histórias diversas e interessantes que só depois foram confrontadas com o texto original.
A culminância do processo deu-se no dia 30 de junho com a exposição dos textos escritos pela turma e a dramatização dos contos de Dalton Trevisan e Moacir Scriar. Apesar dos alunos não disporem de muito tempo para ensaiar, uma vez que são pessoas que já atuam no mercado de trabalho ou possuem outras ocupações, percebeu-se o empenho na realização das atividades, que lhes renderam o reconhecimento da comunidade escolar presente ao evento.
Colaboração Elza Rosa – Língua Portuguesa












PROJETO LENDO GÊNEROS

Os objetivos gerais de língua portuguesa (PCN, P.32) situam, como principal foco de seu ensino, a tarefa de levar o aluno a:

“Utilizar a linguagem na escrita e produção de textos orais e na leitura e produção de textos escritos de modo a atender a múltiplas demandas sociais, responder propósitos comunicativos e expressivos e considerar as diferentes condições de produção do discurso.”
Portanto, em resposta à problemática da falta do hábito da leitura, diagnosticada tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio, pensamos em realizar o “Projeto Lendo Gêneros”.
Como esperar que jovens e adultos sejam leitores se os mesmos têm acesso restrito à leitura?
Este projeto visa ao incentivo da prática da leitura cotidiana e proporciona ao estudante o acesso a textos previamente selecionados de diferentes gêneros textuais afixados em um mural. Além de aguçar a imaginação e a criatividade do aluno, os mesmos produzem textos, participando assim ativamente do processo de escrita e reescrita.
Então, diante das atividades realizadas, estamos felizes ao verificar que o mural está sendo visitado pelos educandos.
Colaboração Lucilene – Língua Portuguesa


PROJETO SAÚDE E MOVIMENTO

O projeto Bem-Estar oferece informações e serviços que podem melhorar a saúde física dos nossos alunos, explorando diferentes focos, tais como: sedentarismo, obesidade, nutrição, lazer, avaliações físicas,dentre outros.
São várias atividades visando a esse objetivo, além da organização de mural com temas relacionados a área. Os responsáveis pela elaboração desse projeto são os professores de Educação Física, Alaym e Rejane, e as professoras da Sala de Tecnologia, Diana e Miriam, que convidam todos os alunos a participar das atividades.
Colaboração Alaym Tadeu e Rejane Diniz










PROJETO PARQUE DO PROSA EM VERSO

No mês de outubro, os alunos do CEEJA participaram de uma aula ao ar livre, no Parque do Prosa, onde as professoras de Biologia, Língua Portuguesa, Educação Física e da sala de tecnologia se uniram para a visitação do parque. Além de observar a fauna e flora local, foi possível realizar caminhada pelas trilhas. Os alunos ficaram atentos aos detalhes que serviriam para produções literárias do evento.
Colaboração Diana, Lucilene, Margareth e Rejane
ARTIGO

CÓLICA MENSTRUAL

Cólica menstrual ou dismenorréia é uma dor pélvica provocada pela liberação de prostaglandina, substância que faz o útero contrair para eliminar o endométrio (camada interna do útero que cresce para nutrir o embrião), em forma de sangramento, durante a menstruação, quando o óvulo não foi fecundado.
Mais ou menos 50% das mulheres sentem cólicas menstruais em alguma fase da vida.
A dismenorréia pode ser primária ou secundária. Primária, quando a causa é o aumento na produção de prostaglandina pelo endométrio, e secundária quando resultante de alterações patológicas no aparelho reprodutivo (endometriose, miomas, tumores pélvicos, fibromas, estenose cervical, etc.).
Sintomas: O principal sintoma é a dor em cólica no baixo ventre, de intensidade variável, que se irradia para as costas e membros inferiores, durante a menstruação. É uma dor aguda e intermitente, às vezes incapacitante, com curtos períodos de acalmia. Quando muito forte, pode estar associada a outros sintomas como náuseas, vômitos, dor de cabeça e nas mamas inchaço.
Diagnóstico: É importante estabelecer o diagnóstico diferencial entre a dismenorréia primária e secundária para conduzir o tratamento adequado. Além do levantamento da história clínica, exames de laboratório e de imagem ajudam nesse processo.
Tratamento: Mulheres com cólicas menstruais primárias, em geral, se beneficiam com a adoção de algumas medidas, como a prática de exercícios aeróbicos que ajudam a liberar endorfina, aplicação de calor local e dieta rica em fibras. Quando a dismenorréia é secundária, pode ser necessário recorrer ao tratamento cirúrgico.
Nos dois casos, há o recurso do uso de medicamentos antiflamatórios não-esteróides para alívio da dor. Esse uso, porém, não deve ser indiscriminado: exige acompanhamento médico.
Como os hormônios contidos nos anticoncepcionais provocam atrofia do endométrio, local de produção da prostaglandina, a pílula está indicada nos casos de dismenorréia primária para mulheres com vida sexual ativa que não desejam engravidar.
Recomendações: Evite levar vida sedentária; Exercícios aeróbicos moderados ajudam a aliviar a dismenorréia primária; coloque uma bolsa de água quente sobre a região abdominal, quando estiver com cólica menstrual; não ingira alimentos que retardam o trânsito abdominal ou provocam fermentação, especialmente no período pré-menstrual; beba bastante água; não se automedique. Procure assistência médica. É importante estabelecer um diagnóstico diferencial entre a dismenorréia primária e secundária para selecionar o melhor tratamento.
Elaboração: Drauzio Varella
Colaboração professora Margareth Onesti Lemos Lopes – Biologia


VOTO CONSCIENTE


Recentemente passamos por uma eleição direta onde o povo soberanamente escolheu a pessoa que presidirá o país por quatro anos, os governantes estaduais e os representantes do poder legislativo.
Mas se quisermos de fato alguma mudança significativa em nosso país, devemos acompanhar e participar mais ativamente pós-eleições.
Nos países onde a democracia existe há mais tempo, como nos Estados Unidos por exemplo, a população já percebeu que não adianta simplesmente ficar no voto e confiar cegamente em seus representantes, esperando pelos escândalos noticiados na mídia. É preciso dar um passo adiante.
No Brasil, estamos começando a desenvolver tal consciência. Já existem ONGS que divulgam os projetos e trabalhos dos políticos através de sites, onde podemos acompanhar a vida e os projetos de nossos representantes, assim como os sites oficiais governamentais.
Portanto, não paremos apenas no voto. Vamos dar um passo adiante acompanhando, fiscalizando, protestando e sugerindo quando necessário para que assim não fiquemos apenas reclamando e murmurando.
Colaboração Professor Willian Veron Garcia – Sociologia e Filosofia


A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA PARA EDUCAÇÃO

A cada dia que passa, a informática tem função mais relevante na vida das pessoas. Sua utilização já é vista como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre as pessoas.
Esta ferramenta está auxiliando as pessoas, mostrando-lhes um novo jeito de aprender e ver o mundo. Quando se aprende a lidar com o computador, novos horizontes se abrem na vida do usuário.
E a educação não pode ficar para trás. vislumbrando aprendizagem significativa por meio de tecnologias. É possível por meio das salas de tecnologia nas escolas, explorar o mundo de informações que a tecnologia pode oferecer. Então, aproveite para visitar a sala de tecnologia da nossa escola.
Elaboração: http://aa-cienciasdacomputacao.wikidot.com/a-importancia-da-informatica-na-educacao
Colaboração Diana Gonda – Sala de Tecnologia


O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ ACABA DE BEBER UMA LATA DE REFRIGERANTE?

Além de possuir muitas substâncias artificiais em sua composição, o refrigerante contém valor nutricional quase nulo. As variações cola, em especial, contam com uma grande quantidade de fosfatos, que em excesso provocam o enfraquecimento dos ossos através da liberação do cálcio. Dessa forma, é facilitada a incidência de doenças ósseas, como a osteoporose. A bebida ainda é rica em açúcar, que, além de prejudicar a boa forma, propicia o surgimento de cáries, principalmente nas crianças. Mesmo as versões diet, que não contêm glicose, expõem os dentes a ácidos capazes de estragar o esmalte.
E não se pode esquecer dos corantes, também perigosos, vários deles possuem substâncias cancerígenas. O consumo de refrigerantes também faz com que as pessoas diminuam significativamente a ingestão de bebidas saudáveis como a água, o leite e os sucos naturais, perdendo nutrientes importantes.
A aluna Lorena Thaís Lima Rivarola lembra aos leitores: pense nisso antes de beber refrigerantes! Há outras opções de bebidas mais saudáveis !
Um grande copo de água, além de refrescar, reduz o apetite, sucos de frutas, ricos em nutrientes, leite e iogurtes líquidos, chás de ervas, frios ou quentes, que matam a sede e são saudáveis.
Colaboração Professora Rejane Borges Diniz – Educação Física, Aluna Lorena Thaís Lima Rivarola.
VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DO FUTEBOL?

Neste ano de 2010, torcemos pelo Brasil rumo ao Hexa, mas não deu! Com o clima no “mundo da bola” você sabe como surgiu o futebol? Os chineses foram os pioneiros, pois é, essa é uma surpresa para todos nós, com certeza. Até porque o futebol não é o forte dos esportes asiáticos, mas a verdade é que foram eles que deram início a esse esporte. A maneira de jogar era um pouco diferente do conhecido futebol atual, para começar a bola que, por mais absurdo que seja, era feita de cabeça humana. Isso mesmo.
Eles decapitavam seus inimigos em guerras e acabavam chutando as cabeças, depois de algum tempo, eles substituíram-nas por emaranhados de cabelos. Com o passar do tempo, o futebol chegou ao Japão que o copiou dos chineses, mas com bolas feitas de fibras de bambu. Os jogos eram realizados num quadrado com vários tipos de árvores plantadas nas laterais do campo. Na verdade, os japoneses praticavam um ritual religioso, em que a bola era mais um objeto de adoração do que jogo de futebol.
Depois, foi a vez dos romanos adotarem o futebol, e as mudanças continuaram, uma delas a bola, feita de bexiga bovina. O jogo era bastante disputado, pois tinha como objetivo o treinamento militar.
Mas quando o jogo foi implantado na França tornou-se um esporte violento, podia-se chutar e socar o adversário. A bagunça foi tanta que o rei Henrique II proibiu a sua prática. Só em 1700, depois de muita conversa e regras impostas, o futebol voltou a ser jogado e chegou à Inglaterra onde evoluiu para a forma como o conhecemos e jogamos. Lá foi fundada a Federação Internacional de Futebol, a tão conhecida FIFA.
Colaboração Professor Alaym Tadeu do Nascimento, Aluno Ronaldo de Souza Silva.



LÍNGUA PORTUGUESA VERSOS PRODUÇÕES


POEMA

O que seria deste mundo
Se não houvesse escola
Não houvesse professor
Seria um campo estéril
Um jardim sem flor

O que seria dos alunos
Sem um professor
Professor ama sua profissão
Mesmo sem reconhecimento
Passa horas na frente de um livro
Só para obter mais conhecimento

Nossa admiração e respeito
Temos que ter pelo professor
Pelo seu carinho e pela sua dedicação
Vamos abraçar juntos essa educação.
Aluna: Sonia Aparecida M. Morais
INFORMAÇÃO

APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES NA SALA DE TECNOLOGIA

No dia 30 de junho, ocorreu a culminância do projeto Integrando as Tecnologias na Educação. Os três períodos apresentaram as atividades realizadas junto com a sala de informática.
As apresentações foram de alta qualidade com teatro, murais, explicações feitas pelos alunos, utilizando-se as tecnologias oferecidas pela sala de informática. Foi possível verificar a importância desse suporte para a construção do conhecimento. Houve a participação ativa dos professores responsáveis pela sala de tecnologia, Diana, Miriam e David.
Colaboradores David, Diana e Mirian

ENCERRAMENTO DO 1º SEMESTRE DO ANO LETIVO DE 2010

No dia 9 de julho, aconteceu o encerramento de mais um semestre letivo no CEEJA/MS. Já em clima de férias, os alunos participaram de oficinas, sorteios de prêmios e um lanche saboroso foi servido a todos. Duas semanas de descanso das aulas para recarregarem as energias.

DIA DO ESTUDANTE

No dia 11 de agosto, foi comemorado o Dia do Estudante no CEEJA/MS. Os alunos comemoraram com um lanche especial, também ocorreu sorteio de prêmios. O clima era de divertimento e incentivo aos estudos.


RESULTADO PARCIAL DAS OLIMPÍADAS

OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA

Mauro José da Silva Matutino
Sidiney Lopes de Siqueira Matutino
Atilio Benedito Cardoso Noturno
Jackeline De Souza Costa Vespertino


OLIMPÍADAS DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA

Agnaldo Alves Matutino
Janaina Helena Klein Vespertino
Ewandro Rodrigues de Campos Noturno
ENEM

O Ministério da Educação anunciou que a nova prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010, para alunos prejudicados com os erros de impressão no caderno amarelo, será no dia 15 de dezembro.
O MEC reafirma que o calendário do Enem 2010 segue rigorosamente dentro dos prazos estabelecidos, com a divulgação dos resultados prevista para a primeira quinzena de janeiro de 2011, e o início do processo da Seleção Unificada (Sisu) na segunda quinzena de janeiro de 2011.
CURSO

Aproveite as férias para fazer cursos de Educação Profissional Técnica de nível médio inteiramente gratuitos!
A secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul através do Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima, CEPEF, que integra a Rede Estadual de Ensino e oferece cursos de Educação Profissional Técnica de nível médio. Os cursos são: hospitalidade e lazer, apoio educacional, controle e processos industriais, gestão e negócios e produção cultural e desing. Maiores informações ligue: 33416007.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Terceira atividade: relacionando os conteúdos

Devido a eminente invasão das favelas do Rio de Janeiro e a efetiva retomada dos territórios, até então dominados por traficantes, vamos pesquisar o que de fato esta acontecendo...o que a mídia tem divulgado? será que estas ações estão de acordo com os critérios e princípios sugeridos pela Ética de Dussel?