Páginas

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Segunda atividade

Critérios e Princípios de Dussel
Primeira parte:
1.1. Critério e Princípio Material
O primeiro Critério Material Universal da Ética, afirma que todo aquele que atua eticamente supõe a vida humana, como condição e possibilidade última inevitável e intransponível de sua ação. Sendo assim, a ação ética deve ser tal que a vida de todos continue sendo possível. Ou seja, a vida humana é o limite das ações, todas as ações são possíveis desde que não forem contra a vida, se não, é contraditória e conseqüentemente não pode se fundamentar: assim se enuncia o princípio material.
Após demarcar a vida humana como limite último das ações, Dussel vai elaborar o seu segundo Critério e Princípio, a fim de garantir a não contradição de sua ética, do qual ele chama de “Critério e princípio moral formal universal”.

1.2.Critério e Princípio Moral Formal Universal
Tal critério afirma que todo aquele que decide sobre a realização de uma ação que afetam outros, reconhece-os como limite último e condição última formal procedimental de possibilidade, para a realização da decisão e da ação.
E pressupõe como princípio, que a decisão sobre a ação deve ser tal que todos os afetados tenham a possibilidade de participar do processo de decisão.
Após enunciar estes dois critérios e princípios, aonde do ponto de vista material a vida de todos é possível e do ponto de vista formal todos os afetados estão de acordo, ele enuncia o último critério e princípio que vai de fato legitimar se uma ação é ética ou não, chamado de “Critério e Princípio ético de Factibilidade”.

1.3.Critério e Princípio Ético de Factibilidade
O Critério de factibilidade, afirma que todo aquele que atua, reconhece como limite último e como condição última de factibilidade operativa de uma ação, as condições e mediações necessárias para a realização dessa ação.
A ação deve ser tal que possa contar com todas as condições e mediações de factibilidade para poder ser realizada, temos assim o “princípio ético-material universal.
É interessante ressaltar que a aplicação prática destes três critérios e princípios não precisa necessariamente seguir uma ordem, pois embora estejam interligados entre si eles se aplicam em diversas variações.
Assim pode se concluir que para Enrique Dussel, uma ação só é ética se desde o ponto de vista material a vida de todos continua sendo possível; se do ponto de vista formal todos os afetados estão de acordo e do ponto de vista factível estão dadas as mediações necessárias para a realização desse ação. Um indivíduo ou comunidade organizada só atuam eticamente se conseguirem compreender e agir a partir destes três critérios e princípios.
Como podemos observar até aqui, a Ética de Dussel é uma ética da vida, é uma ética participativa e uma ética realista em relação às mediações. Até aqui temos a parte arquitetônica, isto é, temos três critérios e princípios para montar e apresentar uma proposta construtiva de uma ética.
Quando a vida de todos não é respeitada, nem sua intursubjetividade e não se dão as condições de possibilidade para mediações transformadoras das mesmas, surge o momento crítico de tal ética. Seria o momento de analisar o sistema a partir da negatividade das vítimas.

A partir da leitura dos critérios e princípios de Dussel,dicuta com seu colegas sobre tais questões levantadas e suas possibilidade de aplicação nos problemas sócio-históricos do nosso cotidiano

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Primeira atividade

Para começarmos nossas atividades, vamos conhecer um pouco mais sobre nosso filósofo Enrique Domingos Dussel.
Pesquise sobre sua vida e bibliografia e resuma em poucas linhas sobre suas principais preocupações.

PROJETO CAFÉ FILOSÓFICO INTERATIVO: DISCUTINDO OS PROBLEMAS SÕCIO-POLÍTICOS

O presente projeto tem a intenção de trabalhar temas sócio-políticos atuais e relacioná-los com os conteúdos filosóficos de Enrique Dussel, autor latino-americano que apresenta uma nova proposta ética, com os alunos do ensino Médio de Filosofia, Sociologia e disciplinas afins pela comunidade educativa do Centro Estadual de Educação Profª Ignês de Lamônica Guimarães.
Através de três critérios e princípios filosóficos : Material, Formal e Factível, Dussel apresenta uma ética da vida, na qual a vida material dos indivíduos está em primeiro lugar, mas não basta apenas o bem estar material das vítimas, é preciso que exista o consenso formal dos afetados da ação, ou seja, a intersubjetividade, a alteridade, o outro deve ser levado em conta para que uma ação seja ética e finalmente a vida ética só é possível quando existem todas as mediações necessárias para a realização da ação, ou seja, a factibilidade.
Caberá aos alunos a partir dos conteúdos estudados e pesquisados relacioná-los aos problemas sócio-políticos e econômicos que fazem parte do cotidiano dos mesmos, propondo reflexões e soluções.

METODOLOGIA

• O projeto será desenvolvido em três momentos diferentes tendo três eixos de discussão e aplicação.
• O primeiro momento será o desenvolvimento de pesquisas e seleção dos assuntos a serem abordados pelos educadores.
• O segundo momento será o direcionamento das pesquisas e trabalhos a serem realizados pelos educandos através de postagens no blog da Escola.
• O terceiro e último momento será de discussão dos conceitos apreendidos e suas possibilidades de aplicação dos temas abordados, sobre o formato de um café filosófico desenvolvido na sala de tecnologia entre os alunos e os professores envolvlidos.

Elaboração do Projeto: Professor Willian Veron Garcia e Mirian Gualberto
Colaboração: Coordenadora Liana Maria de Paula
Alunos envolvidos: MII Filosofia e Sociologia-Turno : Vespertino