JUSTIFICATIVA DO PROJETO ELABORADO PELA
PROFª GERENCIADORA ANGELA BARROS
O Projeto se justifica a partir da resposta do seguinte questionamento:
Qual a importância das tecnologias nas salas de aula?
Tanto
as novas tecnologias como as antigas tecnologias na área da educação
devem
partir da reflexão sobre de que projeto elas estão sendo pensada.
Esta
reflexão requer uma discussão no coletivo dos professores, direção
e alunos, pais, ou seja, da comunidade escolar a fim de responder o
que pretende a escola?
Para
o prof. José Manuel Moran, docente Novas Tecnologias, na USP, a
tecnologia é apoio para garantir uma educação de qualidade, visto
que convivemos em um mundo conectado em rede.
Assim,
o aluno tem que sair da sala de aula e se conectar com o mundo para possibilitar e facilitar o aprendizado em qualquer tempo ou em qualquer lugar, desde a sala
de aula, no laboratório, na biblioteca, no trabalho, em casa, na
cidade, no campo e no mundo.
O
momento para o desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem é
dinâmico, inovador, criador, surpreendente, com uma escola viva,
flexível, atualizada, utilizando-se das tecnologias como
facilitadora de processos
de interconexão entre os contextos que são necessários e
possibilitam a aprendizagem. A
escola tem que ser criadora, autora e não somente receptora de
programas audiovisuais.
Qual
é o nosso projeto de educação? Que alunos queremos formar? Para
que tipo de sociedade? E, portanto, como essa tecnologia vai nos
subsidiar, constante no currículo e na prática pedagógica?
Estas
questões devem ser respondidas posto que é impossível, nesse
momento histórico, a escola não se apropriar das diversas
ferramentas tecnológicas educacionais, ao ponto de se excluir, e
levar junto contigo seu aluno, do contexto social contemporâneo.
A
escola do século XXI tem que lidar com o aluno do século XXI e não
tratá-lo como se ele vivesse nos séculos anteriores. Portanto, a
escola deve fazer uso, inicialmente, das tecnologias que os alunos já
se utilizam, como as redes de relacionamento, os blogs, msn, celular
com câmera, produção de vídeos, e, é nesse momento que o
professor deve inteirar-se e propor temas relacionados à sua área de conhecimento provocando o interesse dos alunos por meio das ferramentas tecnológicas.
Referência:
MINISTÉRIO
DA EDUCAÇÃO. SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA, tv.escola.mec.gov.br,
dvd@escola, vol.5.
Nenhum comentário:
Postar um comentário