Páginas

sexta-feira, 20 de julho de 2012

PROJETO MULTIDISCIPLINAR NA SALA DE TECNOLOGIAS

JUSTIFICATIVA DO PROJETO ELABORADO PELA
PROFª GERENCIADORA ANGELA BARROS


O Projeto se justifica a partir da resposta do seguinte questionamento: Qual a importância das tecnologias nas salas de aula?
Tanto as novas tecnologias como as antigas tecnologias na área da educação
devem partir da reflexão sobre de que projeto elas estão sendo pensada.
Esta reflexão requer uma discussão no coletivo dos professores, direção e alunos, pais, ou seja, da comunidade escolar a fim de responder o que pretende a escola?
Para o prof. José Manuel Moran, docente Novas Tecnologias, na USP, a tecnologia é apoio para garantir uma educação de qualidade, visto que convivemos em um mundo conectado em rede.
Assim, o aluno tem que sair da sala de aula e se conectar com o mundo para possibilitar e facilitar o aprendizado em qualquer tempo ou em qualquer lugar, desde a sala de aula, no laboratório, na biblioteca, no trabalho, em casa, na cidade, no campo e no mundo.
O momento para o desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem é dinâmico, inovador, criador, surpreendente, com uma escola viva, flexível, atualizada, utilizando-se das tecnologias como facilitadora de processos de interconexão entre os contextos que são necessários e possibilitam a aprendizagem. A escola tem que ser criadora, autora e não somente receptora de programas audiovisuais.
Qual é o nosso projeto de educação? Que alunos queremos formar? Para que tipo de sociedade? E, portanto, como essa tecnologia vai nos subsidiar, constante no currículo e na prática pedagógica?
Estas questões devem ser respondidas posto que é impossível, nesse momento histórico, a escola não se apropriar das diversas ferramentas tecnológicas educacionais, ao ponto de se excluir, e levar junto contigo seu aluno, do contexto social contemporâneo.
A escola do século XXI tem que lidar com o aluno do século XXI e não tratá-lo como se ele vivesse nos séculos anteriores. Portanto, a escola deve fazer uso, inicialmente, das tecnologias que os alunos já se utilizam, como as redes de relacionamento, os blogs, msn, celular com câmera, produção de vídeos, e, é nesse momento que o professor deve inteirar-se e propor temas relacionados à sua área de conhecimento provocando o interesse dos alunos por meio das ferramentas tecnológicas.

Referência:
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA, tv.escola.mec.gov.br, dvd@escola, vol.5.



Nenhum comentário:

Postar um comentário