Páginas

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

PROJETO CAFÉ FILOSÓFICO INTERATIVO: DISCUTINDO OS PROBLEMAS SÕCIO-POLÍTICOS

O presente projeto tem a intenção de trabalhar temas sócio-políticos atuais e relacioná-los com os conteúdos filosóficos de Enrique Dussel, autor latino-americano que apresenta uma nova proposta ética, com os alunos do ensino Médio de Filosofia, Sociologia e disciplinas afins pela comunidade educativa do Centro Estadual de Educação Profª Ignês de Lamônica Guimarães.
Através de três critérios e princípios filosóficos : Material, Formal e Factível, Dussel apresenta uma ética da vida, na qual a vida material dos indivíduos está em primeiro lugar, mas não basta apenas o bem estar material das vítimas, é preciso que exista o consenso formal dos afetados da ação, ou seja, a intersubjetividade, a alteridade, o outro deve ser levado em conta para que uma ação seja ética e finalmente a vida ética só é possível quando existem todas as mediações necessárias para a realização da ação, ou seja, a factibilidade.
Caberá aos alunos a partir dos conteúdos estudados e pesquisados relacioná-los aos problemas sócio-políticos e econômicos que fazem parte do cotidiano dos mesmos, propondo reflexões e soluções.

METODOLOGIA

• O projeto será desenvolvido em três momentos diferentes tendo três eixos de discussão e aplicação.
• O primeiro momento será o desenvolvimento de pesquisas e seleção dos assuntos a serem abordados pelos educadores.
• O segundo momento será o direcionamento das pesquisas e trabalhos a serem realizados pelos educandos através de postagens no blog da Escola.
• O terceiro e último momento será de discussão dos conceitos apreendidos e suas possibilidades de aplicação dos temas abordados, sobre o formato de um café filosófico desenvolvido na sala de tecnologia entre os alunos e os professores envolvlidos.

Elaboração do Projeto: Professor Willian Veron Garcia e Mirian Gualberto
Colaboração: Coordenadora Liana Maria de Paula
Alunos envolvidos: MII Filosofia e Sociologia-Turno : Vespertino

Nenhum comentário:

Postar um comentário