Páginas

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Segunda atividade

Critérios e Princípios de Dussel
Primeira parte:
1.1. Critério e Princípio Material
O primeiro Critério Material Universal da Ética, afirma que todo aquele que atua eticamente supõe a vida humana, como condição e possibilidade última inevitável e intransponível de sua ação. Sendo assim, a ação ética deve ser tal que a vida de todos continue sendo possível. Ou seja, a vida humana é o limite das ações, todas as ações são possíveis desde que não forem contra a vida, se não, é contraditória e conseqüentemente não pode se fundamentar: assim se enuncia o princípio material.
Após demarcar a vida humana como limite último das ações, Dussel vai elaborar o seu segundo Critério e Princípio, a fim de garantir a não contradição de sua ética, do qual ele chama de “Critério e princípio moral formal universal”.

1.2.Critério e Princípio Moral Formal Universal
Tal critério afirma que todo aquele que decide sobre a realização de uma ação que afetam outros, reconhece-os como limite último e condição última formal procedimental de possibilidade, para a realização da decisão e da ação.
E pressupõe como princípio, que a decisão sobre a ação deve ser tal que todos os afetados tenham a possibilidade de participar do processo de decisão.
Após enunciar estes dois critérios e princípios, aonde do ponto de vista material a vida de todos é possível e do ponto de vista formal todos os afetados estão de acordo, ele enuncia o último critério e princípio que vai de fato legitimar se uma ação é ética ou não, chamado de “Critério e Princípio ético de Factibilidade”.

1.3.Critério e Princípio Ético de Factibilidade
O Critério de factibilidade, afirma que todo aquele que atua, reconhece como limite último e como condição última de factibilidade operativa de uma ação, as condições e mediações necessárias para a realização dessa ação.
A ação deve ser tal que possa contar com todas as condições e mediações de factibilidade para poder ser realizada, temos assim o “princípio ético-material universal.
É interessante ressaltar que a aplicação prática destes três critérios e princípios não precisa necessariamente seguir uma ordem, pois embora estejam interligados entre si eles se aplicam em diversas variações.
Assim pode se concluir que para Enrique Dussel, uma ação só é ética se desde o ponto de vista material a vida de todos continua sendo possível; se do ponto de vista formal todos os afetados estão de acordo e do ponto de vista factível estão dadas as mediações necessárias para a realização desse ação. Um indivíduo ou comunidade organizada só atuam eticamente se conseguirem compreender e agir a partir destes três critérios e princípios.
Como podemos observar até aqui, a Ética de Dussel é uma ética da vida, é uma ética participativa e uma ética realista em relação às mediações. Até aqui temos a parte arquitetônica, isto é, temos três critérios e princípios para montar e apresentar uma proposta construtiva de uma ética.
Quando a vida de todos não é respeitada, nem sua intursubjetividade e não se dão as condições de possibilidade para mediações transformadoras das mesmas, surge o momento crítico de tal ética. Seria o momento de analisar o sistema a partir da negatividade das vítimas.

A partir da leitura dos critérios e princípios de Dussel,dicuta com seu colegas sobre tais questões levantadas e suas possibilidade de aplicação nos problemas sócio-históricos do nosso cotidiano

3 comentários:

  1. É possível a aplicação destes princípios no nosso cotidiano, um caso a ser discutido é o do sistema publico de saúde, pois o todos os princípios estão sendo ignorados, o principio material não esta sendo respeitado pois pessoas estão morrendo por falta de atendimento médico, em segundo o principio formal universal, não esta sendo levado em consideração pois as pessoas afetadas tem suas opiniões e reclamações porem nada é feito a respeito, e em terceiro o principio ético de factibilidade, é necessária uma ação urgente pois a situação atual esta diretamente ligado ao risco de vida das pessoas e nenhuma ação tem sido feito até o presente momento.

    ROMARIO
    MARCOS
    MII NOTURNO

    ResponderExcluir
  2. vVivemos em una triste ética profissional de muitas dificuldade a falta de qualificação destes profissionais que trabalham com vidas a onde tem vidas de todos os tipos, as empresas so cobram dos funcionário e não dão a eles cursos para que eles possam ser um profissional de alto nível. Exemplo o nosso transporte coletivo urbano aluna Ivanda e Elsa M II Noturno

    ResponderExcluir
  3. Os três princíos basicos de Dussel, serve como base de nossas vidas hoje,
    Ele diz que para uma ação ser ética a vida de todos os afetados, o espaço e a participação tem que ser respeitado.
    Coisas que já não vem fazendo parte do nosso dia-a-dia
    Se desde a infância todos soubessem seguir cada uma dessa três regras
    o respeito pelo próximo seria melhor.

    Ronaldo de Souza
    Filosofia.

    ResponderExcluir