Páginas

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Terceira atividade: relacionando os conteúdos

Devido a eminente invasão das favelas do Rio de Janeiro e a efetiva retomada dos territórios, até então dominados por traficantes, vamos pesquisar o que de fato esta acontecendo...o que a mídia tem divulgado? será que estas ações estão de acordo com os critérios e princípios sugeridos pela Ética de Dussel?

Um comentário:

  1. A manhã do domingo passado, 28 de novembro de 2010, entrou para a história do Rio de Janeiro, quando foi desencadeada a operação que muitos não acreditavam que seria iniciada. Nas primeiras horas do dia, quase três mil homens, com o apoio da Marinha e do Exército, realizaram a ocupação policial do Complexo do Alemão, nome pelo qual é conhecido um conjunto de favelas da zona norte da cidade. Bastaram apenas duas horas para que os bandidos, depois de muita empáfia, batessem em retirada de uma área na qual mandavam e desmandavam.Duarte: “Vencemos!”. Sua comemoração, com uma única palavra, sintetizou o sentimento não só de uma cidade, mas de todo o país, indignado com a arrogância e o domínio dos bandidos, que impunham aos cidadãos honestos as suas regras, além de um cotidiano de insegurança e pânico. Dominando pela violência, os traficantes reinavam em uma terra sem lei, onde prevaleciam as suas ordens.A arrogância daqueles que consideravam o Rio de Janeiro uma cidade sem lei institucional, na qual prevalecia o que eles determinavam, acabou sendo substituída pela debandada humilhante a que foram submetidos aqueles que procuravam fugir a qualquer custo. Ainda vai levar um tempo para que a situação no Rio de Janeiro possa retornar à normalidade, sem a ameaça dos narcotraficantes. José Mariano Beltrame está convicto de que a guerra não está terminada, muito pelo contrário, principalmente porque tem informações de que os bandidos estão mantendo famílias como reféns e, por isso mesmo, o controle só será possível quando toda a área for vasculhada. Outro motivo de preocupação também é o arsenal de explosivos e de armamento de guerra em outros morros, o que explica a necessidade de uma investigação.

    comentário:O domínio dos traficantes sobre as comunidades onde reinavam o trafico, era marcado pela subordinação dos moradores aos ''chefes'' que impunham o medo nas pessoas ,não as respeitando, não se importando com suas vidas , fazendo o que bem entendiam sem a participaçao de ninguem mais alem deles mesmos.

    Edy Carlos , Matricula : 6691 M2 Sociologia

    ResponderExcluir