Páginas

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

HOMENAGEM



UMA HOMENAGEM, UMA MESTRA, UM EXEMPLO

O Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Prof.ª Ignês de Lamônica Guimarães, desde o ano de 2006, oferece um projeto diferenciado em educação e formação cultural, tendo como Patrona a Prof.ª Ignês que prestou relevante desenvolvimento do conhecimento em outras fases deste centro de estudos inaugurado em 30 de abril de 1982.
A equipe do Ceeja pretende neste texto homenagear a educadora Prof.ª Ignês, que, ao ministrar aulas com muito carinho e devoção, deixou-nos um legado de comprometimento e um exemplo de amor ao ato de ensinar.
A professora Ignês exerceu sua atividade nas ciências humanas, no então Centro de Estudos Supletivos, criado através do Decreto nº 775 de 08 de dezembro de 1980, localizado à rua Elvira Coelho Machado, nº 544, bairro Miguel Couto.
Buscando um perfil, para que nossos alunos conheçam um pouco da personalidade dessa figura ilustre que nomeia nossa Escola, contamos com informações de antigos colegas que ainda integram o corpo escolar e de sua querida sobrinha Ester Guimarães Ratier Espíndola, que conviveu em seu âmbito familiar com muita alegria e admiração.
Revivemos em Ignês de Lamônica a imagem carismática de uma professora ainda em moldes de trabalho anteriores aos que integramos em nossa realidade.
Iluminada e exercendo sua função puramente “por amor” à educação pois sua condição financeira particular não a obrigava trabalhar meramente por um salário, feliz contribuía para a nossa sociedade com seriedade e desprendimento.
Paralelamente à vida profissional, foi também esposa e mãe de três filhos, conseguindo êxito em tudo o que se propunha, com uma imagem sempre elegante, vaidosa, alegre, amorosa e fraterna.
Em 09 de março de 1987, aos 56 anos e com uma vida de sucesso em todos os sentidos, a Profª Ignês tem sua vida interrompida, e também a do filho, em um ato torpe de vândalos que por certo não haviam vivenciado formação de caráter e exemplos de honestidade.
Em 20 de maio de1987, conforme Decreto nº 4113, a Escola recebe a denominação de: Centro de Estudos Supletivos “Professora Ignês de Lamônica Guimarães.
Fica conosco uma lembrança de sua ilustre presença na nossa comunidade escolar e a sua marca na sociedade campo-grandense. Um exemplo a seguir, novos jovens e adultos que à sua luz recebem da nossa equipe um conhecimento que os levará para novos e desafiadores caminhos.
Elaboração: Prof.ª Izabel Maciel - História

Nenhum comentário:

Postar um comentário