Páginas

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DO FUTEBOL?

Neste ano de 2010, torcemos pelo Brasil rumo ao Hexa, mas não deu! Com o clima no “mundo da bola” você sabe como surgiu o futebol? Os chineses foram os pioneiros, pois é, essa é uma surpresa para todos nós, com certeza. Até porque o futebol não é o forte dos esportes asiáticos, mas a verdade é que foram eles que deram início a esse esporte. A maneira de jogar era um pouco diferente do conhecido futebol atual, para começar a bola que, por mais absurdo que seja, era feita de cabeça humana. Isso mesmo.
Eles decapitavam seus inimigos em guerras e acabavam chutando as cabeças, depois de algum tempo, eles substituíram-nas por emaranhados de cabelos. Com o passar do tempo, o futebol chegou ao Japão que o copiou dos chineses, mas com bolas feitas de fibras de bambu. Os jogos eram realizados num quadrado com vários tipos de árvores plantadas nas laterais do campo. Na verdade, os japoneses praticavam um ritual religioso, em que a bola era mais um objeto de adoração do que jogo de futebol.
Depois, foi a vez dos romanos adotarem o futebol, e as mudanças continuaram, uma delas a bola, feita de bexiga bovina. O jogo era bastante disputado, pois tinha como objetivo o treinamento militar.
Mas quando o jogo foi implantado na França tornou-se um esporte violento, podia-se chutar e socar o adversário. A bagunça foi tanta que o rei Henrique II proibiu a sua prática. Só em 1700, depois de muita conversa e regras impostas, o futebol voltou a ser jogado e chegou à Inglaterra onde evoluiu para a forma como o conhecemos e jogamos. Lá foi fundada a Federação Internacional de Futebol, a tão conhecida FIFA.
Colaboração Professor Alaym Tadeu do Nascimento, Aluno Ronaldo de Souza Silva.



LÍNGUA PORTUGUESA VERSOS PRODUÇÕES


POEMA

O que seria deste mundo
Se não houvesse escola
Não houvesse professor
Seria um campo estéril
Um jardim sem flor

O que seria dos alunos
Sem um professor
Professor ama sua profissão
Mesmo sem reconhecimento
Passa horas na frente de um livro
Só para obter mais conhecimento

Nossa admiração e respeito
Temos que ter pelo professor
Pelo seu carinho e pela sua dedicação
Vamos abraçar juntos essa educação.
Aluna: Sonia Aparecida M. Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário