Páginas

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

FIQUE POR DENTRO
PROJETO QUEM CONTA UM CONTO
Dos gêneros textuais em circulação, o conto é um dos mais antigos, já encantava o homem das cavernas em suas narrativas orais e até hoje prende a atenção dos leitores de livros e da internet, pois evoluiu sem perder suas principais características, ser um texto breve e denso por possuir um único conflito que aparece já nas primeiras linhas do texto.

Por isso, no primeiro semestre deste ano, o conto foi escolhido como um dos projetos a serem desenvolvidos na sala de tecnologia deste centro e resultou num trabalho envolvente para os alunos do ensino médio, do turno matutino e vespertino. que, após lerem e analisarem alguns contos, reconhecendo as marcas específicas do gênero e o estilo do autor, passaram a desenvolver a escrita de seus próprios textos. O trabalho foi feito em grupo para facilitar a troca de experiência e a utilização dos computadores.

Os alunos do matutino trabalharam o conto Despedida de Dalton Trevisan, em que o narrador-personagem se encontra dentro de um trem e, enquanto o Noturno não parte, observa o pai na estação, deixando-nos participar de seus torturantes pensamentos envolvendo o relacionamento dos dois. Os alunos foram desafiados a escrever essa história do ponto de vista do pai que vê o filho partindo.

Já os estudantes do vespertino leram o início do conto Pausa de Moacir Scliar em que o personagem Samuel sai de casa todos os domingos e nem mesmo a esposa sabe aonde ele vai e foram convidados a desvendar o segredo do personagem. Surgiram histórias diversas e interessantes que só depois foram confrontadas com o texto original.

A culminância do processo deu-se no dia 30 de junho com a exposição dos textos escritos pela turma e a dramatização dos contos de Dalton Trevisam e Moacir Sciar. Apesar dos alunos não disporem de muito tempo para ensaiar, uma vez que são pessoas que já atuam no mercado de trabalho ou possuem outras ocupações, percebeu-se o empenho na realização das atividades, que lhes renderam o reconhecimento da comunidade escolar presente ao evento.

Colaboração Elza Rosa – Língua Portuguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário